Pesquisa da Anatel mostra serviços e operadoras melhor avaliadas por consumidores

Você acha que os serviços de telecomunicações melhoraram ou pioraram nos últimos anos? De acordo com a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em geral, as pessoas acreditam que houve uma melhora de 2018 para 2019.

No total, 89 mil consumidores que utilizam serviços de telefonia fixa, telefonia móvel pré e pós-paga, banda larga fixa e TV por assinatura foram entrevistados em todos os estados do Brasil. Com base nas respostas, a agência analisou a satisfação dos clientes com as empresas e atribuiu notas a elas. O estudo avaliou diversos aspectos do serviço contratado, como funcionamento, atendimento telefônico e capacidade de resolução.

Dos cinco serviços avaliados, a pesquisa revelou que os consumidores estão mais satisfeitos com quatro deles. O único que manteve a mesma nota que o ano anterior foi TV por assinatura, com 7,18. Já o serviço de telefonia móvel pós-pago foi o que teve a melhor média, atingindo 7,42 em uma escala de 0 a 10. Esse é o terceiro ano consecutivo que a categoria sai na frente.

Em segundo lugar, está telefonia móvel pré-paga (7,25), seguido por telefonia fixa (7,23), TV por assinatura (7,18) e banda larga fixa (6,63).

Apesar da banda larga fixa ter obtida a menor nota, a categoria vem apresentando melhoria nos indicadores a nível nacional desde 2017.

As notas servem para dar alguma ideia da prestação de serviço e da percepção dos consumidores. No entanto, não tem um componente de proporcionalidade. Por exemplo, provedores de banda larga fixa do interior costumam atender menos pessoas, enquanto as empresas que atuam em grandes cidades contam com uma cobertura maior e, portanto, maior chance de terem problemas na prestação de serviço.

Confira abaixo as notas de cada operadora nas categorias de telefonia móvel pré e pós-paga e banda larga fixa em 2019; se quiser dar uma olhada na série histórica, basta acessar o painel no site da Anatel:

Telefonia Móvel Pós-paga

Claro – 7,83
Vivo – 7,46
Algar – 7,34
Tim – 7,27
Nextel – 7,22
Oi – 6,87

Telefonia Móvel Pré-paga

Claro – 7,5
Algar – 7,42
Sercomtel – 7,37
Vivo – 7,3
Tim – 7,11
Oi – 7,1

Banda Larga Fixa

Unifique – 8,02
Copel – 7,97
Brisanet – 7,47
Tim – 6,96
Algar – 6,86
NET – 6,81
Vivo – 6,78
Sercomtel – 6,69
Oi – 6,02
Sky – 5,99
Hughes – 5,66

Em seu site, a Anatel diz que as pesquisas foram feitas por telefone com 89 mil consumidores de todos os estados do país. Cada entrevistado respondeu a mais de 20 perguntas sobre o serviço contratado. Foi a própria agência que desenvolveu a metodologia e sorteou os contatos a serem contatados pela equipe da Ibope Inteligência, entre julho e novembro de 2019.

Fonte: https://gizmodo.uol.com.br/