Trocar de vez a TV a cabo pelo streaming já vale a pena?
No último dia 30 de junho, publicamos um texto sobre a chegada da HBO Max ao Brasil. Mas ela se deu não sob o viés de análise em relação à concorrência. Mas como a plataforma — junto com os outros serviços de streaming — vem enterrando de vez o já decadente setor de TV por assinatura.
Hoje, o Brasil tem 14,1 milhões de usuários desse serviço. Em 2020 eram 15,6 milhões de adeptos. Trata-se da base mais baixa desde agosto de 2012, quando havia 14,8 milhões de usuários. Isso equivale a apenas 6,6% do total da população do país, que tem 212 milhões de habitantes. Para efeito de comparação, 21,1% da população dos Estados Unidos tem TV a cabo em casa — o que equivale 70 milhões de clientes em um país com 329 milhões de habitantes. Mesmo assim, a Netflix já conta com mais assinantes que todo o mercado de TV por assinatura do país. Em Breitling Replica Watches outras palavras, esse movimento é global.
E o “furacão streaming” se tornou ainda mais forte durante a pandemia — para o azar da TV paga. De acordo com um estudo realizado pela Bare International, 47,7% das pessoas mundo afora assumiram ter aumentado seus gastos com entretenimento e serviços baseados nesta tecnologia em 2021. Já no Brasil o fenômeno foi ainda mais forte: 61,6% dos entrevistados afirmaram ter investido mais em serviços de streaming.
Como se não bastasse a diferença brutal do modelo de negócios entre ambos os formatos, há outro fator fundamental: assinar diversos serviços de streaming sai muito mais barato do que um pacote razoável de TV. A ponto de muitos usuários já terem abandonado esse último e outros considerando IWC Replica Watches seriamente darem o mesmo passo. Não por acaso, apenas entre janeiro e maio de 2021, o Brasil já perdeu 800 mil assinantes de TV por assinatura.